Publicações

Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer
2020
PDF

Dieta, nutrição, atividade física e câncer: uma perspectiva global - um resumo do terceiro relatório de especialistas com uma perspectiva brasileira


Última modificação: 01/07/2022 | 08h54

A Área Técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer, vinculada à Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do INCA, vem trabalhando, ao longo dos anos, na promoção do reconhecimento social da relação entre alimentação, nutrição, atividade física e o desenvolvimento do câncer, produzindo, sistematizando e disseminando informações técnico-científicas acerca desse tema.

O presente documento é uma tradução adaptada e ampliada do resumo do III Relatório de Especialistas do Fundo Mundial de Pesquisa em Câncer (WCRF, do inglês, World Cancer Research Fund) e do Instituto Americano para Pesquisa em Câncer (AICR, do inglês, American Institute for Cancer Research). Com o objetivo de adaptar as recomendações para o contexto brasileiro, foi desenvolvido o posfácio Alimentação, nutrição, atividade física e câncer: uma análise do Brasil e as recomendações do INCA. Esse capítulo apresenta dados epidemiológicos e recomendações que consideram o cenário do Brasil e baseiam-se nos conceitos e princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira.

O que se espera é fornecer subsídios técnicos para fundamentar intervenções individuais e coletivas promotoras de práticas alimentares saudáveis e de atividade física, contribuindo, dessa forma, para o reconhecimento social da relação entre alimentação, nutrição, atividade física e câncer e para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.

Copyright